As origens do Movimento Europeu situam-se no período imediatamente seguinte ao termo da Segunda Guerra Mundial, quando convergiram diversas organizações e personalidades com o objectivo de coordenar esforços no sentido de estabelecer uma Europa unida, fundada sobre os princípios da paz, da democracia, da liberdade, da solidariedade e do respeito pelos direitos humanos.

O ponto de partida foi o histórico Congresso de Haia, na Holanda,em Maio de 1948, em que participaram cerca de 800 delegados provenientes de toda a Europa. Presidido por Winston Churchill , nele tiveram papel activo líderes políticos de várias orientações, como Konrad Adenauer, Harold MacMillan, Altiero Spinelli, Paul-Henri Spaak, François Mitterrand. Foi então lançada a ideia de uma união económica, política e monetária, que só anos depois começaria a fazer o seu caminho. O Movimento Europeu enquanto organização internacional foi formalmente criado em 25 de Outubro de 1948. O primeiro presidente foi Duncan Sandys e como presidentes honorários figuravam W.Churchill, Alcide de Gasperi e Paul-Henri Spaak.

A maior realização do Movimento Europeu foi a criação do Conselho da Europa, em Maio de 1949, devendo-se-lhe também a criação do “Collège d’Europe” em Bruges e do Centro Europeu de Cultura em Genebra.

Ao longo das décadas seguintes, o Movimento Europeu viu avançar alguns dos objectivos que sempre defendeu – assistindo-se à formação de uma Comunidade Económica Europeia e ao seu desenvolvimento progressivo. Sucessivamente, o Movimento foi especialmente activo na difusão dos ideais europeus, promovendo, para além da comunidade económica, o objectivo de uma Europa política, integrada, coesa e com capacidade de afirmação no cenário internacional. Consequentemente, alargou-se através dos diferentes países, não só nos que viviam em democracia como nos que se encontravam ainda em fases de transição e consolidação democrática, como Portugal ou, mais tarde, os países da Europa de Leste.

Vieram assim a constituir-se, por toda a Europa, ramos do Movimento Europeu (designado como Movimento Europeu Internacional ). Hoje o Movimento Europeu está representado em 41 países e agrupa 20 Associações Internacionais. A sua sede é em Bruxelas, com informação acessível no site: http://europeanmovement.eu