O Conselho Português do Movimento Europeu apresenta um sentido Voto de Pesar, pelo falecimento do ilustre membro do Conselho Superior, do Conselho Português do Movimento Europeu, Bernardino Gomes.

Fundador do PS e chefe de gabinete do ex-primeiro-ministro Mário Soares, entre 1983 e 1985, Bernardino Gomes, foi também diretor do Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério dos Negócios Estrangeiros desde 1976, tendo presidido à Comissão Portuguesa do Atlântico e à Associação do Tratado do Atlântico Norte.
Ao longo da sua vida, Bernardino Gomes, desempenhou um papel determinante em prol de uma sociedade democrática, e de reconhecimento internacional no âmbito da vertente Atlântica, de diálogo e cooperação entre Portugal e os Estados Unidos da América.
Licenciou-se em Ciências Políticas pela Universidade de Lovaina, Bélgica, e foi investigador da área das relações internacionais.
Pelas suas qualidades cívicas e políticas, Bernardino Gomes, será recordado como um homem de cultura, incansável defensor dos Direitos Humanos, das Liberdades e Garantias da Democracia. Sempre dedicado a projetos que promovessem e desenvolvessem estas matérias, lutando pelos interesses de todos os cidadãos.
O Conselho Português do Movimento Europeu, não esquecerá Bernardino Gomes, membro desde a criação deste Conselho europeísta.