ATIVIDADES 2012-2014

 

As atividades do Conselho Português do Movimento Europeu Internacional, desde janeiro de 2012, início efetivo do mandato da Direção (CS e CD), centraram-se, por um lado, na discussão interna e debate público de ideias sobre os fundamentos e a atualidade europeia, por outro lado, no envolvimento de camadas jovens, designadamente estudantes, no sentido e incentivar o conhecimento e o empenhamento em relação a uma Europa mais justa e mais coesa.

Para além do trabalho interno e internacional, destacamos: um jantar-debate com o fundador do CPME, Dr. Mário Soares; a realização, na Fundação Calouste Gulbenkian, da Convenção “Por uma União Política” precedida pela publicação de um documento com o mesmo título; participação no debate “ A Reinvenção da Europa”, em colaboração com o European Council of Foreign Relations, um debate com o presidente do Eurogrupo, por ocasião da visita realizada a Lisboa, em cooperação com a Embaixada da Holanda e que teve lugar nas instalações da Comissão Europeia em Lisboa, e ainda os debates mensais, em cooperação com a SEDES, com embaixadores de vários países europeus, como também com o embaixador dos Estados Unidos. Temas de alcance europeu comum e de incidência para Portugal têm sido abordados – desde relações económicas bilaterais, análise e acompanhamento da situação económica e financeira, à Política Europeia de Segurança e Defesa, assim como o processo em curso “Transatlantic Free Trade Agreement”.

Por outro lado, à volta do Dia da Europa, e em cooperação com várias entidades – o Instituto Europeu da Faculdade de Direito de Lisboa, a Câmara Municipal de Braga e a Organização da Capital Europeia da Cultura, a Câmara Municipal de Guimarães e a organização da Capital Europeia do Desporto – temos organizado atividades de larga participação de públicos, designadamente jovens do ensino secundário, universitário, assim como de meios ligados à cultura e ao desporto.

Ainda este ano de 2015, teremos a 29 de maio um evento em Cascais, em conjunto com a respetiva Câmara Municipal, com tema: A Europa, Portugal e o Mar, envolvendo também escolas do concelho. E a 1 de junho, com o objetivo de assinalar a adesão de Portugal às então Comunidades Europeias, faz agora trinta anos (12 de junho), um colóquio conjunto com a Universidade Nova de Lisboa (NSBE) e a SEDES.

Cooperação com o IEur, IPRI, Ms de l’E, N Eur, Sedes, FCG, GabPE CE.

 

Para acompanhamento das atividades, siga-nos no FACEBOOK